Festa de Noivado: dicas e ideias de como organizar

Nos dias de hoje, a festa de noivado não é o momento do pedido de casamento oficial. Tradicionalmente o namorado deve primeiramente pedir a mão da namorada em casamento, depois pedir para os pais (ou mais moderno ainda, só comunicar), para depois comunicar o pedido socialmente para todas as pessoas. 

 Esse comunicado pode ter uma grande festa se o casal tiver condições e gostar de comemorar tudo, ou então um evento mais simbólico, podendo ser em casa mesmo ou em um restaurante para poucas pessoas. Mas, seja qual for o tipo de noivado, organizá-lo requer alguns detalhes importantes para não esquecer do básico.


Dicas para organização do noivado

Uma dica importante que nosso site sempre dá é: Não perca muito tempo nem gaste muito dinheiro organizando a festa de noivado. Tudo isso já será feito para o casamento principalmente se ele for próximo.Se acaso você esteja noivando sem data prevista para o casamento ai pode até caprichar na festa, mas nada muito elegante e cheio de sofisticação, fazer do noivado uma festa de casamento é algo realmente deselegante e muitos convidados podem não se sentir à vontade.

Como preparar um noivado:

Como organizar uma festa de noivado não é nada complicado e pode se tornar uma tarefa bem divertida. O primeiro passo é planejar tudo que será necessário e elaborar uma lista de tudo. O principal é determinar a data, o local, o horário, o cardápio completo, a decoração e lembrancinhas. Vamos lá:

  -A Data:
  
   Escolher a data do noivado é muito importante, e deve ser com um espaço de tempo até o casamento. Existem algumas regras, não obrigatórias, de que o noivado deve ser um ano antes do casamento, mas muitos casais noivam apenas para dar um passo mais sério no relacionamento não tendo data prevista para o casamento. Portanto, a regra básica é: Noive com tempo suficiente para planejar e organizar com calma todo o casamento!

Definindo a data da comemoração da festa de noivado
  

  -Convite de Festa de Noivado, Fazer ou Não Fazer?

Para o noivado não é necessário o envio de um convite formal, afinal, o noivado é visto mais como um evento inesperado, por mais que o pedido já foi feito previamente e a noiva já tenha aceitado, todos esperam pela surpresa e emoção do momento, e ter vários preparativos para isso quebra um pouco da magia e da surpresa que a noiva e a família deveriam demonstrar.

Como convidar para o noivado


  O convite de noivado pode ser portanto informal, feito boca a boca, por telefone ou pessoalmente. Mas também se você gosta, nada impede de fazer um convite impresso com uma arte bacana, e se essa for a sua escolha, a dica é não exagere no modelo de convite de noivado, deixe essa criação toda para o convite de casamento. Mas se acaso for apenas uma reunião com alguns amigos e a família nem precisa de convite mesmo. Apenas avise com certo tempo de antecedência e próximo a data confirme se todos poderão ir. 

  Outra dica importante se você optar por fazer um convite de noivado: Não coloque Save the Date, isso é apenas para o dia do casamento. E também não coloque pedidos de presente, se alguém quiser lhe presentear deixe por conta da pessoa, faça o pedido apenas para o chá de cozinha  e para o casamento.


  -Decoração da Festa de Noivado:
  
  A decoração da festa de noivado é um item muito importante na organização do mesmo. Se você vai fazer uma festa, é preciso decorar o ambiente, mesmo que seja com uma decoração bem informal. Alguns noivos optam por apenas colocar um enfeite em cada mesa, ou então colocar toalhas bonitas e alguns panos na parede em uma decoração de noivado simples. Não é necessário grandes enfeites ou o nome dos noivos para que a festa de noivado não seja uma competição com a festa de casamento.

Decoração da festa de noivado

Uma dica que muitos noivos sempre acatam na hora da decoração, é uma festa de noivado temática. Se você optar por por um modelo temático, essas são algumas ideias para festa de noivado.

-Tema Boteco: É ideal quando o espaço for pequeno como a garagem de casa ou um jardim. Não precisa de muito espaço mesmo, apenas algumas mesas e cadeiras para compor a decoração. Também alguns petiscos para servir e bebidas de sua escolha. Essa é uma dica de decoração de noivado barata e simples, e que fica sem duvidas muito linda.

Festa de noivado temática - tema boteco


-Tema de Filmes: Se o casal tem algum filme especial que relembra a vida a dois e os momentos apaixonados, ou um dos dois tem algum filme que é especial para ele, por que não reproduzir esse tema na festa de noivado? Sempre tem algum filme bacana e divertido que deixará o noivado mais animado e lúdico. Por exemplo, se o casal gosta do Super-Homem, uma boa ideia é o noivo se vestir como ele e a noiva como a Mulher Maravilha, ou então Batman e Mulher Gato e por assim vai, tudo depende da criatividade de cada um.

Noivado com tema de filmes

 -Festa Junina: Se o noivado vai ser no mês de junho ou julho, é uma boa opção para usar o tema que está na cabeça de todos nessa época e fazer uma festa com o tema junino. Dá até pra brincar de dançar uma quadrilha com os convidados e os noivos serem claro, os noivos da roda. Também é um tema que não exige grandes gastos, os comes e bebes podem ser temáticos da festa mesmo e a criatividade rola solta.

Dicas para organizar um noivado

-Piquenique: Se você for fazer uma festa de noivado simples em casa mesmo ou ao ar livre e de dia, essa é uma boa opção, pois pede comidas leves e decoração básica. Você pode optar por colocar mesinhas de madeira ou de plástico para os convidados ou então fazer um noivado tipo piquenique mesmo com toalhas estendidas no chão mesmo e em cada uma uma cesta com aperitivos.

como fazer uma festa de noivado ao ar livre

Dicas para você mesma fazer


  -Buffet para Noivado - Escolhendo os Comes & Bebes:

  A festa de noivado tem algumas pequenas semelhanças com a festa de casamento, ela também precisa de bebidas, doces, salgados e um jantar. E o jantar é a parte mais importante pois é quando os brindes acontecem e o pedido de fato é feito.

Buffet para a festa de noivado
 
O cardápio para noivado básico inclui pelo menos 5 tipos de salgados, cinco tipos de doces, um jantar principal, e se quiser acrescentar também uma mesa de frios com pães e bebidas alcoólicas ou não e água sendo servida eventualmente. Para as bebidas, a dica é variar entre suco, refrigerante, vinho e cerveja, champanhe só se for mais formal.

dicas do que servir na festa de noivado


mesa de salgados para noivado

mesa de frios para noivado


bolo para o noivado


mesa de doces para noivado

É importante que no jantar seja servido ao menos dois tipos de pratos quentes para garantir que todos os convidados sejam agradados. A dica é escolher entre carnes e um fruto do mar como camarão ou peixe que todos adoram. Como complementos sirva ao menos duas saladas também, que podem ser alface com tomate e cebola ou então rúcula com manga. Faça também alguns pratos típicos de uma refeição como arroz, que pode ser normal ou temperado tipo à grega, batatas, ou até mesmo macarrão. Mas, se quiser um cardápio variado fica a critério dos noivos.


  -Festa de Noivado Leva Presente?

Esta é uma dúvida bem comum entre os convidados, se deve levar presente a uma festa de noivado, e a resposta é não!  Como regra de etiqueta, presente é só no casamento, podendo se estender apenas para o chá de cozinha ou chá de panela. Tem aqueles que gostam de levar uma lembrancinha, mas vamos combinar, como levar um presente tipo copos, talheres ou pratos se o casamento pode acontecer muito tempo depois ou nem mesmo acontecer? 
 
E ainda, os noivos farão uma lista de presentes para o casamento e os pedidos podem ser coisas completamente diferentes. Portanto, a dica para não errar é não levar presente na festa de noivado, apenas ir e curtir a festa com os noivos.

Postar um comentário

0 Comentários