Suplementos Alimentares: o que são e como eles podem te ajudar a manter uma vida mais saudável?

O consumo de suplementos alimentares no Brasil ainda é algo recente e, que encontra resistência exatamente pelo preconceito das pessoas de um modo geral, motivado pelo desconhecimento de suas propriedades, bem como a associação equivocada com anabolizantes.



Manter uma dieta balanceda deixou de ser uma preocupação exclusivamente de atletas ou de quem está querendo emagrecer, hoje mais do que nunca cada vez mais pessoas tem se concientizado de que uma alimentação saudável garante não só mais disposição, mas também é capaz de prevenir doenças.



No ritmo acelerado do cotidiano, frequentemente não se consegue consumir a quantidade correta de todas as vitaminas, proteínas, entre outros, indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. É neste panorama, que os suplementos alimentares podem ser seu grande companheiro, suprindo suas deficiências nutricionais, proporcionando maior disposição e auxiliando você a conquistar seu objetivo, seja ganhar massa muscular ou emagrecer.


Há uma infinidade de marcas de suplementos, para todos os gostos e para as mais diversas finalidades no mercado, o que acaba normalmente gerando certa insegurança a respeito de qual suplemento alimentar escolher.

 

O primeiro esclarecimento que deve ser feito é que suplementos alimentares e anabolizantes não são a mesma coisa, os primeiros tem como matéria-prima os alimentos e extratos de alimentos, já os últimos são substâncias sintéticas elaboradas pela industria farmacêutica e, está relacionado à hormonios.

Mas afinal de contas, o que são suplementos alimentares?


Os suplementos alimentares são produtos, apresentados na forma de comprimidos ou cápsulas,  ou ainda em pós ou líquidos, elaborados pela indústria alimentícia a partir de alimentos e extratos de alimentos, com a finalidade de complementar (e não substituir) os alimentos naturais, repondo vitaminas, minerais entre outras substâncias,  que geralmente não são consumidas na quantidade suficiente que se necessita.

Este tipo de produto é amplamente utilizado por esportistas e, recomendado para quem pratica atividades físicas, com intuito de suprir deficiências nutricionais que podem comprometer sua saúde e, consequentemente, seu desempenho.

Há diferenças entres os suplementos alimentares e qual devo escolher?


Primeiramente, você deve ter uma coisa em mente, suplemento alimentar nenhum é capaz de fazer milagre! O que dá resultado é a associação de uma dieta saudável, utilização dos suplementos corretos para suprir a deficiência de nutrientes e, claro a prática constante de exercícios físicos.


A escolha errada do suplemento pode acabar prejudicando os resultados que você almeja, deste modo, por isso destaca-se a importância de buscar a ajuda de um profissional da área de saúde de sua confiança para acompanhamento, pois assim os resultados podem ser bem mais eficientes.


 
 Há uma grande quantidade de suplementos disponíveis no mercado, com finalidades diferentes e que são prescritos conforme a necessidade de cada um, basicamente há 5 categorias de  suplementos alimentares: os hipercalóricos (que são destinados para engordar), os proteicos (que servem para ganhar massa muscular), os termogênicos (indicados par quem quer emagrecer), os antioxidantes (que combatem o envelhecimento) e os hormonais (que ajudam a regularizar o sistema hormonal).

Aqui na seção Corpo Perfeito e Dietas falaremos de cada um especificamente, destacando para que serve e para quem é indicado, tudo com o intuito de ajudar você a chegar naquele resultado tão almejado.


Há restrições para o uso de suplementos alimentares? Eles fazem mal?


O problema dos suplementos alimentares vem exatamente de alguns componentes que, em alguns produtos de procedência duvidosa, são adicionados à sua fórmula, como antidepressivos, hormônios entre outras substâncias que podem prejudicar sua saúde e, que não são  aprovadas pela Anvisa.
 
suplemento alimentar faz mal


Vale ressaltar, que nem todas as substâncias são descritas nos rótulos, por isso deve-se ter muito cuidado na hora de escolher uma marca, consultar profissionais e, optar por marcas confiáveis, vale o jargão de que o barato pode sair caro e, nem sempre o mais caro é sinonimo de confiabilidade.


Para saber tudo sobre dietas, exercícios para emagrecer, suplementos alimentares, entre outros temas relacionados à uma vida saudável e ativa, tirar dúvidas e dar sugestões, curta nossa FanPage e siga nosso blog.

Postar um comentário

0 Comentários