Depilação e Epilação: saiba o que é, qual a diferença e os benefícios de cada método!

 Os pelos existem na pele de todos os seres humanos distribuídos de forma típica e diferente entre homens e mulheres. Existem dois tipos diferentes de pelo: o claro, fino e que quase não se desenvolve, o qual é denominado lanugo no feto humano e velus no adulto, e o pelo terminal, que são os pelos grossos e pigmentados como cabelos, barba, pelos pubianos e axilares.

 Apesar de possuírem a função de proteger a pele, tanto homens quanto mulheres optam por removê-los e para isso existem 2 métodos: a epilação e a depilação. Mas, o que muitos ainda desconhecem é a diferença entre esses dois métodos.


saiba as diferenças entre epilação e depilação


Vamos então definir cada um deles:

*Epilação:

É a remoção por inteiro dos pelos, o que inclui a camada abaixo da pele com o bulbo piloso. Com esse procedimento, o pelo demora mais a crescer.

extração dos pelos por inteiro e do bulbo piloso


Para a epilação utiliza-se pinças, ceras, aparelhos elétricos, laser, luz pulsada, eletrólise, eletrocoagulação, diatermocoagulação, entre outros.

Uma boa profissional da área deve antes de aplicar qualquer método de epilação, conhecer a sua cliente ou, seu cliente, identificando alguns problemas para evitar riscos futuramente, como a existência de foliculite ou furúnculos.

Após, alguns procedimentos devem ser adotados como uso de luvas, toucas e máscaras para higiene, aparar os pelos com pente e tesoura antes do início da epilação, higienizar a área e aplicar gel antibactericida e antifungicida.

Agora você deve ter percebido que já fez várias vezes epilação e não depilação. Mas é normal, pois esse termo quase não é usado.


*Depilação:

Ao contrário da epilação, a depilação consiste na remoção do pelo da camada da pele para cima, ou seja, a raiz não é removida. Nesses casos, o pelo cresce mais rapidamente.

Para esse método utiliza-se as lâminas de barbear e cremes depilatórios, mas perceba, cremes são diferentes de ceras. Esses cremes são aqueles que você passa na pele e o seu pelo "cai".

depilação com lâmina de gilete


Muitas pessoas temem em se depilar com lâmina pois acreditam que os pelos crescerão cada vez mais grosso. Isso é mito e um verdadeiro tabu. A lâmina não interfere na espessura do fio.

Vale lembrar também dos cuidados que devem ser tomados antes e depois do processo de depilação.
-Antes: Limpar bem a pele e verificar a existência de inflamações, folículites ou furúnculos. Aplicar o creme cuidadosamente e no caso de lâmina passá-la delicadamente.
-Após: Higienizar bem a área e hidratar.

Em ambos os casos, o pelo será removido. Na epilação o método é um pouco mais doloroso porém mantém o resultado por mais tempo, e, na depilação o método é indolor mas o resultado dura apenas alguns dias.
Agora você decide qual o método mais eficiente pra você.





Postar um comentário

0 Comentários