Depilação definitiva ou temporária? Saiba tudo sobre depilação e qual a melhor forma para você.

Continuando nossa sequencia de posts "Tudo sobre depilação", hoje vou explicar quais são os tipos que existem, suas formas, suas vantagens e desvantagens e assim ajudar você a escolher qual a melhor para sua pele.

 *Tipos de Depilação:

Existem apenas 2 tipos de depilação: a depilação definitiva e a depilação temporária.
 
Nas duas formas, existem métodos que extraem o pelo por inteiro, desde a raiz, o que é chamado de epilação e os que extraem somente o que está acima da pele, chamado então de depilação. (Confira nosso post diferenciando esses dois métodos).

-Depilação Definitiva:

Como o próprio nome já diz, é um meio para remover os pelos de forma definitiva. Porém não se obtém resultado com 100% dos pelos.

Uma média de 80% deles são removidos, mas os outros 20% crescem de forma mais lenta, com os fios mais finos e claros, ou seja, quase imperceptíveis.

Porém, para atingir esse resultado são necessárias de 6 a 8 sessões, sendo uma média de 2 por mês.

métodos de depilação definitiva

Qualquer área do corpo pode ser submetida a depilação definitiva, observando sempre os cuidados necessários para evitar queimaduras e manchas.

Os meios utilizados para essa prática são dois:

 -Depilação a Laser:

É a forma mais conhecida e menos agressiva à pele. Ela funciona melhor em pessoas com pele clara e pelos escuros, devido à melanina pouco presente, pois o laser é atraído por ela. Sendo assim, pessoas com pele escura também podem aderir a esse meio, mas com intensidade menor para não provocar queimaduras.

depilação a laser

 -Depilação com Luz Pulsada:

É o método em que se utiliza um aparelho que emite luz em diferentes ondas e comprimentos. Assim como o laser, ele funciona melhor em pelos escuros devido a melanina. Essa luz queima a raiz fazendo com que o fio enfraqueça e caia.
 

depilação com luz pulsada

Porém é uma técnica um pouco mais agressiva e deve ser feito apenas 1 sessão por mês durante aproximadamente 6 meses para obter resultado. Também deve ser feita a manutenção ao menos 1 vez por ano para garantir a qualidade da depilação. Por ser mais agressiva, não deve ser utilizada em sobrancelhas nem buço pois pode atingir os olhos.
 

 -Depilação Temporária:

A depilação temporária tem suas vantagens e desvantagens. É um meio bem mais barato comparado com a depilação definitiva, porém dependendo da técnica a ser usada, a depilação pode durar no máximo 3 dias.
 
Existem meios indolores os quais você mesma pode usar, porém o resultado normalmente dura apenas uns 3 dias. Mas existem os meios um pouco mais dolorosos em que o resultado pode durar até 15 dias.

meios para depilação temporária
 
As técnicas utilizadas para a depilação temporária favorecem a aparição de foliculite, que é a inflamação do pelo, aquelas bolinhas vermelhas na pele, por isso, em todos os meios a pele deve ser preparada para antes do processo e hidratada após o procedimento.

Todas as formas são eficientes, você só precisa encontrar a que você se sinta melhor.

Algumas das formas de remoção dos pelos temporariamente são:

 - Depilação com Linha:

É a forma em que se utiliza duas linhas de algodão em que elas se entrelaçam com o pelo arrancando-o pela raiz. É uma técnica um pouco dolorosa e dura em média 15 dias.

o que é a depilação com linha

 - Depilação com Pinça:

Consiste em arrancar o pelo com o uso de pinça que deve ser esterilizada. Essa técnica puxa o pelo pela raiz e é menos dolorosa que a linha.

depilação com pinça

 - Depilação com Cera:

Existem vários tipos de ceras, mas elas consistem basicamente em cera quente e cera fria. É uma técnica um pouco dolorosa e a pele deve ser avaliada antes do procedimento.
Pode ser usada em todas as partes do corpo e tem duração de aproximadamente 20 dias.

cera quente, cera fria, cera marroquina

 - Depilação com lâmina:

É a forma mais prática e mais indolor. Consiste em passar a lâmina, sobre a pele removendo os pelos., para isso já existem inúmeros aparelhos exclusivos para as mulheres que são adeptas a este método de depilação.

depilação com lâmina de gilete

É um método simples de depilação e pouco doloroso, porém como a remoção não é feita desde a raiz do pelo, é só a parte superficial, a depilação dura no máximo 3 dias.

 - Depilação com cremes depilatórios:

É também uma forma completamente indolor em que a pessoa passa um pouco de creme depilatório na região onde deseja remover remover os pelos e aguardar alguns minutos até que o creme faça efeito, amolecendo os pelos e enfraquecendo-os, depois é só passar uma toalha úmida, algodão ou uma espátula para removê-los. 

depilação com cremes depilatórios


 - Depilação com depilador elétrico:

É um aparelho composto por pinças que faz um movimento giratório rápido arrancando os pelos.
 
É um pouco doloroso, mas remove os pelos pela raiz, demorando alguns dias para crescerem novamente.
 
A pele também deve ser bem hidrata após esse procedimento.



Gostou das técnicas e quer saber um pouco mais sobre cada uma delas? Para quais tipos de pele são mais indicadas e qual a melhor para você? Não deixe de acompanhar nossos próximos posts com a explicação completa de cada uma delas.

Também sinta-se a vontade para comentar e compartilhar nossas dicas.

Postar um comentário

0 Comentários